Páginas

30 de jan. de 2015

Merengue Suiço {Chantilly}


Minha mãe viu esta receita no programa da Rita Lobo e reproduziu. Achei que ficou perfeito. Com uma consistência ótima. É bem diferente do modo que sempre fazíamos chantilly aqui em casa. Ficou muito melhor!

Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) açúcar

Preparo:
1. Leve uma panela pequena com água do fogo médio - ela servirá de base para o banho maria.
2. Em uma tigela, quebre um ovo e deixe escorrer apenas a clara, utilizando a casca para separar a gema. Transfira a clara para uma tigela de vidro  (ou inox) e descarte a gema. Repita com os outros ovos - se um deles não estiver bom, você não perde toda a receita.
3. Junte o açúcar às claras, encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame, por cerca de quatro (4) minutos, até ficar liso - cuidado para não cozinhar as claras. Para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinho de açúcar. Você pode também fazer este procedimento direto na panela sem o banho-maria, é mais rápido, mas o risco das claras cozinharem é maior.
4. Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme.

"Em ti, SENHOR, me refugio; não seja eu jamais envergonhado; livra-me por tua justiça".
Salmos 31:1


5 comentários:

  1. Oi Aline, tudo bem? Você tem alguma dica de como consumir esse chantilly, ou o uso dele é igual ao tradicional? =)

    Beijos, Cassis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cassis!
      Ele fica como um chantilly mesmo.
      Minha mãe fez uma banana dourada (vou postar essa receita na semana que vem) e o que sobrou utilizei para a cobertura de um bolo. Fica ótimo mesmo! :)

      Excluir
    2. Eu fiz uma torta com mousse de limão e o coloquei em cima com raspas também.

      Excluir
  2. Oi Aline.
    Que coincidência,também assisti o programa nesse dia.Fiz a banana dourada,só que sem a casca, a Rita fez com casca.Não fiz o merengue,mas gostei bastante,dá para usar em outras preparações.
    Bjs,tenha um ótimo mês de fevereiro.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua presença aqui no Receitazada!
Serás sempre muito bem vindo (a) aqui! Volte sempre tá? :D
Beijãooo, Aline!