Páginas

15 de jan. de 2013

DICAS PARA BOLO DELICIOSO

Como já comentei aqui, bolo pra mim é um sufoco. Estou em fase de aprendizagem e andei pesquisando na net algumas dicas para vencer esse meu "inimigo", rs. Encontrei aqui no blog da Cláudia 1001dicasesolucoes algumas dicas preciosas e vim compartilhar com vocês! (Eu ainda não testei, rsrs).

  
1. Para que a clara em neve fique mais volumosa, retire os ovos da geladeira uma hora antes do preparo das receitas. E nunca bata as claras com muita antecedência, elas soltarão água. 
2. Em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia, farinha de rosca ou farelo de trigo. Assim, o bolo ficará mais saudável e com textura diferente.  
3. Para ter um bolo caramelado, unte a forma com açúcar em vez de farinha de trigo. Fica uma delícia.  
4. Polvilhe o prato no qual o bolo será desenformado com açúcar de confeiteiro, para evitar que grude. 
5. Se o seu bolo ficou dourado antes de estar totalmente assado por dentro, é só colocar uma forma com água na prateleira debaixo do forno. Assim , a água vai evaporando e umedecendo o bolo até assá-lo completamente. 
6. Na hora de preparar a massa de bolo, não acrescente mais fermento do que é pedido na receita, pois ele pode não ficar bom. 7. Quando você for preparar um bolo de chocolate, siga esse truque para que ele não fique ressecado, acrescente à massa uma colher (sobremesa) de café bem forte ou, então, meia maça ralada. Ele vai ficar ainda mais leve e gostoso se você adicionar uma colher (chá) de bicarbonato de sódio. 
8. Você precisa de manteiga ou margarina em temperatura ambiente e ela está gelada? Então encha uma tigela com água fervente, depois de alguns minutos jogue a água fora e vire a tigela vazia, ainda quente, sobre a manteiga ou margarina. Assim, ele amolecerá sem derreter.  
9. Palitos grandes são ótimos para verificar se o bolo está pronto. Você espeta  na massa e ao sair limpo está pronto já pode desligar o forno.  
10. Para distribuir o recheio em um bolo assado em forma de buraco no meio, corte uma camada de 3 cm. Retire parte do meio da massa com uma colher.  Aí é só colocar o recheio e cobrir o bolo com a tampa retirada.  
11. Cinco minutos são suficientes para aquecer seu forno. Se usar mais tempo, você vai desperdiçar gás. 
12. Coloque um pedaço quadrado de papel-manteiga em uma forma untada e enfarinhada e conseguirá desformar facilmente o bolo.

19 comentários:

  1. Aline, vim aqui retribuir a visita... estive mexendo com o layout do blog e outras coisas tecnicas que não tive tempo de postar.
    Mas já tem um post novo e em breve vou começar a postar vários tutoriais de DIY (faça você mesma) bem legais! :)
    Sobre bolos, eu adoooro fazer. Invento cada coisa...Aliás, a unica coisa que sei fazer na cozinha são receitas DOCES.
    Pratica bastante que você vai ver como é gostoso fazer.
    Não sei se você já viu, mas tem um post lá no meu blog ensinando a fazer um bolo super diferente porém com uma receitinha bem fácil. Dá uma conferida:
    http://www.foifeitoassim.com/2012/11/receita-bolo-arco-iris.html

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca! Adorei esse bolo! Parece um bicho de sete cabeças e com sua explicação ali, ficou super fácil (aparentemente pra mim...rs). Vou colocar em prática e vir aqui compartilhar, quando eu fizer. Obrigada viu. Beijoos

      Excluir
  2. Oi Aline, dicas nunca são dimais.Estamos sempre aprendendo coisas novas.Beijos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Léia! Vivendo e aprendendo né? rs E eu tenho muito a aprender com vocês. Beijos e uma excelente quarta-feira :)

      Excluir
  3. mas que delicia né eu ja fiz e dá certinho sim florzinha kkk fica bem mais facil bjão doces linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sadhia!!!Eu ainda não coloquei em prática, mas final de semana, com certeza serão utilizadas essas dicas :)
      Beijooos

      Excluir
  4. Boa Noite! Aline, obrigado pelo carinho da visita, por estar seguindo meu Blog e por compartilhar meus Posts no seu. Você por ser uma marinheira de primeira viagem na cozinha está se saindo muito bem, as receitas postadas são muito gostosa e muito práticas! Parabéns pela sua iniciativa de escrever sua experiências como esposa e dona de casa. Beijos e que Deus abençoe cada dia mais sua vida e da sua família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia!!! Que bom que você não ficou chateada! Adorei essas dicas e como falei eu preciso muito! rs Aliás, todas as dicas que você passa no seu blog são ótimas. Já sou sua seguidora diária! Beijãooo

      Excluir
  5. Oi Thaizze, tudo bem?
    Que bom que gostou, obrigada pelo carinho!
    Já visitei teu cantinho e amei seu blog, bem lindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Linda Obrigada Por seguir o meu Blog estou seguindo o seu beijos e amei o seu Blog :) http://katsouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline,
    Ótimas dicas. Fazer bolo tem seus mistérios e é bom seguir essas dicas para que ele saia perfeito.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lylia! Pra mim é mistério puro, do começo ao fim, rsrs! Beijoss

      Excluir
  8. Olá, vi o seu link no Panelaterapia e resolvi fazer uma visita! Criei recentemente meu blog de receitas e estou visitando outros blogs para ter inspirações! Se você quiser conhecer, segue o link:

    http://umprojetodechef.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará! Seja muito bem vinda. Eu também estou atrás de blogs de culinária para me inspirar. Preciso aprender cada dia mais. Já passei lá e te visitei. Com certeza aparecerei mais vezes. Beijos

      Excluir
  9. Oii. Boas dicas viu?! Também levo cada rasteira dos bolos que eu faço :s. Ou eles queimam, ou ficam moles ou não crescem, é uma tristeza. Só consigo fazer aqueles prontos de saquinho sabe?!


    Beijocas
    Etycetera&tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm, digamos que eu SEI! HAHHAHHA minha única especialidade ou o bolo de caneca que dá certo, o resto...hmmm melhor deixar pra lá! rs

      Beijos

      Excluir
  10. OIII ADOREI AS DICAS,PRECISO MUITO KKKK


    http://pertinhodosmeussonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua presença aqui no Receitazada!
Serás sempre muito bem vindo (a) aqui! Volte sempre tá? :D
Beijãooo, Aline!